Manual de Diretrizes de Comunicação Digital

O Governo do Tocantins possui grande quantidade e diversidade de sítios na internet, que apesar de buscar oferecer informação e serviços atualizados ao cidadão, precisa seguir as orientações técnicas para uma apresentação funcional/digital desse conteúdo, visando aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meio eletrônico pelos órgãos do Governo Estadual.

A unificação da linguagem e da arquitetura da informação dos meios digitais contribui para o fortalecimento da imagem do Governo do Estado.

A Secretaria de Comunicação (SECOM) propõe uma Identidade Padrão de Comunicação Digital para todos os órgãos do Poder Executivo Estadual.

Para isso a SECOM recomenda as diretrizes abaixo:

Diretrizes

• Qualificar a comunicação mediante a padronização da experiência de uso, de forma a permitir que o cidadão encontre e utilize, com facilidade, informações sobre políticas públicas e serviços oferecidos pelo governo estadual. (Usabilidade);
  • Padronizar as estruturas das informações e das interfaces gráficas que serão vinculadas;
  • Padronizar propriedades e soluções digitais com o fim de alinhar a estratégia de comunicação e informação dos órgãos e entidades, centrada no cidadão, conforme recomendação do governo federal;
  • Garantir o acesso a todos os interessados, independentemente da forma ou dispositivo de conexão, assegurando a acessibilidade digital e o acesso ubíquo. (Lei No 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e Decreto No 6.949, de 25 de agosto de 2009);
  • Primar pela aplicação do princípio da ECONOMICIDADE, em decorrência do qual se recomenda a reutilização e a distribuição de funcionalidades já construídas, mantendo a maior quantidade possível de conteúdo agregada a UM mesmo domínio. (Uso de Open Source recomendado no ePWG — Programa de Governo Eletrônico Brasileiro).

É, portanto, responsabilidade da administração pública oferecer ao cidadão a melhor experiência possível de acesso ao Governo Eletrônico, respeitando-se as particularidades da população atingida.

A equipe de desenvolvimento WEB da SECOM vem desenvolvendo seus trabalhos baseados nas boas práticas e padrões de desenvolvimento Web em Governo Eletrônico (e-PWG) que reflete o acumulo de conhecimento e experiências difundidas internacionalmente.

Legislação Estadual

Como Desenvolver

Conheça na prática quais são os itens que facilitam o desenvolvimento das propriedades digitais do Governo do Estado.