Notícias

Site do Diário Oficial do Estado do Tocantins é atualizado com novas tecnologias, tornando-se mais rápido e acessível

19/06/2015 - Joésia Cardos / Secom

O site mais acessado no Governo do Tocantins está mais rápido, mais acessível e com layout mais moderno. O Diário Oficial do Estado vem, ao longo dos anos, ganhando cada vez mais visibilidade entre os milhares de usuários que o acessam diariamente. Para se ter uma ideia, são mais de 15 mil downloads por edição/dia. Com assuntos mais relevantes, esse número entra na casa dos 64 mil downloads/dia.

Tudo isso só é possível pela implantação de novas tecnologias desenvolvidas pela equipe de Desenvolvimento Web da Secretaria de Comunicação (Secom).  Em 2005, o sistema que operava o Diário Oficial já era considerado antigo e ainda gerava um custo para o Governo, já que uma empresa disponibilizava a tecnologia da época. No mesmo ano, a equipe de tecnologia da informação da Secom desenvolveu um software mais avançado.

Esse ano, a tecnologia foi atualizada e proporcionou aos usuários uma ferramenta ainda mais rápida na busca. Outro avanço é que o site é responsivo, ou seja, ele se adapta a qualquer tamanho de tela como as de smartphones, tablets, etc.

Layout

De acordo com Adrienne Rodriguez, diretora de Tecnologia da Informação da Secom, o novo layout do Diário Oficial foi pensado exatamente para facilitar a vida do usuário. Mais leve e funcional, as edições ganham destaques em primeiro plano e, logo de cara, a última edição publicada tem download em PDF disponibilizado em apenas um clique. O site ainda disponibiliza, na mesma coluna, edições anteriores mais recentes. “Hoje o sistema criado pela Web Secom é um dos mais modernos e de fácil acesso”, ressalta Adrienne.    

A próxima etapa de trabalho da equipe Web Secom será a digitalização de todos os Diários publicados entre os anos de 1989 e 2005, já que essas edições só são disponibilizadas quando solicitadas por telefone ou via e-mail. Após ser digitalizado, todo esse material poderá ser acessado através da ferramenta de busca.

O diretor do Diário Oficial, Gerisvaldo Macedo comemora as melhorias do site e observa a qualidade do sistema, principalmente na velocidade da pesquisa e dos downloads. "O Diário Oficial é um produto importante para população e o nosso papel é disponibilizar com mais eficiência as ações do Governo", explica Macedo.

Vale lembrar que o Diário Oficial tem a responsabilidade de tornar públicos os atos do poder Executivo e a gestão do conteúdo é de responsabilidade da Casa Civil.